Como criar um Blog + Como ganhar Dinheiro com Blog + Vídeo

Hello Weirds! Curtam nossa fã page, sigam nosso instagram @letmebeweird e Snapchat Pamletmebeweird e inscrevam-se no Canal do Youtube para não perderem as news!

DSCNdsdsad8191

E depois de MUITOS pedidos, finalmente saiu essa postagem! Sempre recebo muitos emails, Directs no Instagram e mensagens no Face falando: “Pamela, ensina como ter um blog, como faz pra ganhar dinheiro, como você conseguiu chegar onde chegou “(não que eu seja uma blogueira famosa ou rica, né? Mas já ganhei e ganho muitas coisas em função do blog que a cada dia cresce mais e mais).
Organizei o Vídeo (que foi apenas um resuminho) e o Post em tópicos para facilitar para vocês. Se vocês seguirem essas DICAS direitinho, com certeza terão um bom blog, organizado e pronto para lucrar!
Faltaram muitas coisas nesse post ainda, mas, para não ficar um “livro” escolhi as coisas mais relevantes e as que vão ajudar bem vocês na hora de montar e manter o blog de vocês.


Assista primeiro ao Vídeo!

 

DICAS:

1: A escolha do Nome:

É  de grande importância escolher um bom nome, original e que vá atrair seu Público. Um nome com boa sonoridade, fácil de lembrar, fácil de escrever e fácil de falar!
Falo por experiência própria, como não criei meu blog pensando em um dia fazer dele um “negócio” e nem de divulgar, escolhi um nome que me agradava e não me importei se seria fácil para as pessoas entenderem. Hoje, me arrependo um pouco do “Let me be Weird” ( o NOME, mas não mudo mais) pois muita gente tem dificuldade de entender o que é, o significa e a pronuncia. Então, se você está pensando em criar o seu blog para poder ter o máximo de público possível, pense em algo simples, prático, marcante, original e que tenha a ver com o assunto que você quer tratar;
size_810_16_9_mulher-pensando

2: Tenha um domínio e hospedagem

O que é Domínio e Hospedagem:

As pessoas tem dificuldade de entender, e é normal, por isso resolvi dar um exemplo comparando com situações do nosso dia-a-dia, fica mais fácil de entender. O domínio é a a sua marca, ou seja, seria o nome da sua loja. Podemos escolher entre as terminações .com, .com.br, .net, e inúmeras outras. Em relação ao preço, você paga uma pequena taxa anual, cerca de 30 reais por ano (pode variar com o aumento do dólar), para que sua marca continue sendo sua.

Agora para entender o que é hospedagem, voltamos para a sua loja. Depois que registrou o nome, você tem que ter um local para vender os seus produtos, como em um shopping, em uma loja, em uma avenida movimentada e assim vai. Esse é o papel da hospedagem. É onde você você vai montar a sua loja e deixar todos os produtos a venda.

Por que investir?
Já que você pretende tornar o seu blog uma fonte de renda, você deve analisar as suas condições financeiras com as necessidades do seu negócio, eu consigo arcar com os pagamentos? Se sim, então não perca tempo. Ter um domínio e hospedagem própria trazem alguns benefícios para o seu negócio, e sem dúvida devem ser levados em conta na hora de decidir se vale ou não o investimento.

Credibilidade: Ter um domínio próprio e não depender dos sites gratuitos, como por exemplo: o wordpress, blogspot e blogger, demonstra um maior comprometimento com o seu blog, já que você está investindo nele. Querendo ou não, investir em um site .com (ou outras extensões) passa uma maior seriedade.
Controle sobre seu blog: Se você tem um blog nesses domínios gratuitos, sinto lhe dizer, mas o blog não é seu. Então a blogspot, por exemplo, tem direitos em cima do seu trabalho. Além disso você depende deles, caso eles resolvam fechar, você corre o risco de perder tudo (por isso prefiro o WordPress).
Divulgação e alcance: Os sites de busca, como o Google, dão prioridade às páginas que contam com um domínio próprio. Pode parecer bobagem, mas as ferramentas de busca são uma ótima maneira para conseguir acessoas ao blog.
E-mail personalizado: Ter um e-mail com extensão @hotmail, @gmail e @yahoo passa uma imagem de amador. Ao receber um e-mail desses, você já imagina algo pessoal. Com um domínio próprio você poderá ter e-mails personalizados.
Facilidade: Você vai ter direito de usar o wordpress, e os plugins disponibilizados nele facilitam demais. Eles se encarregam por toda a programação, basta instalar.
Proteja sua marca: Registrando seu domínio, você terá a garantia que ninguém usará o nome do blog web, além de você. Pode parecer bobagem, mas existem pessoas uó no mundo que vão tentar se aproveitar de alguma maneira. Um domínio te traz uma segurança maior.
3: Analise os blogs que goste

Se você acompanha muitos blogs, é sempre bom analisar o conteúdo, como a pessoa escreve, os tipos de postagens, a frequência e se INSPIRAR (não é pra COPIAR) para poder começar o seu blog.
É sempre bom olhar e expandir as ideias. Dê preferência aos blogs famosos e bem sucedidos, afinal, você tem que ter uma referência de quem realmente entende do assunto, não é verdade?
Além disso, analise o Layout, as redes sociais e a divulgação dos blogs de referência, veja como a pessoa “trabalha” para levar o blog ao público.
Não podemos ver os outros blogs como concorrência. Somos uma grande parceria, podemos aprender com outros blogs e ajudar outros.
Mas, se você ai que está lendo isso, que fica copiando as postagens e as ideias dos outros (ja aconteceu e ainda acontece comigo), você não vai sair do canto. Faça SEU CONTEÚDO e não seja uma imitação barata de alguém. Se INSPIRE mas não COPIE.
qual-o-melhor-sistema-operacional-para-seu-computador--photo24364083-44-27-31
4: Invista no layout

Quem não gosta de entrar em um blog visualmente bonito? Que tenha um layout criativo e legal, pode ater ser simplista, mas que seja fácil de acessar os menus e todas as ferramentas do blog?
Pense no seu Layout de maneira prática, tem que ser legal e ao mesmo tempo fácil de mexer. Imagem é tudo! Se você não sabe fazer, contrate alguém (vá por mim, é melhor do que fazer uma coisa feia. Você vai perder público fazendo isso, mesmo que seu conteúdo seja muito bom.)

5: Organize suas categorias e menu.

Organização é tudo! Quando eu entro em um blog e não consigo “achar” as coisas, saio logo. O primeiro passo para fazer as pessoas procurarem as suas postagens é organizar tudo direitinho por categorias e fazer um menu legal com os principais temas abordados no seu blog.
un1

6: Tenha uma página/email para contato.

Como você quer que as lojas, marcas, empresas e leitores entrem em contato com você? Tenha um contato com o nome do seu blog. Evite emails pessoais e aqueles do “Msn” cheios de “underlines” e nomes bizarros. Seja profissional, afinal, você quer ou não lucrar com seu Blog?
7: Use o wordpress(Preferencialmente) ou o Blogspot (não recomendo tanto).

O WordPress é a melhor plataforma em questão de Plug In e de relação com o google Adsense e Analytics. (Vou deixar para explicar esse tópico melhor em uma postagem mais específica).

8: Tenha um calendário de Postagens.

Para você não ficar perdido e nem o seu Blog ficar uma bagunça no quesito “postagens”, tenha um calendário organizado de temas para cada dia no qual você irá postar. Isso é legal tanto para você se organizar quanto para os seu leitores, que, por exemplo, sempre irão acessar  a “sexta-feira” esperando aquela sua postagem sobre “filmes” daquele dia.
tumblr_lvuewodmre1qbeqcyo1_500_large

9: Crie um banco de ideias de posts.

É sempre bom você  ter ideias anotadas para suas postagens. Sempre que você ver ou encontrar alguma coisa que possa possivelmente virar um Post, ANOTE! O legal disso é que, aquele dia que você está sem ideias para criar um post novo, você vai no seu Banco de Ideias e vai se deparar com vários temas legais. Não confie no fato de “ah, eu vou lembrar”. Vá por mim, cabeça de blogueiro está sempre tão lotada que você esquece muito das ideias  e inspirações. Logo, é melhor anotar e garantir a ideia.
tumblr_lmxmb5oM591qlqsc7o1_400

10: Crie títulos que chamem a atenção.
A ideia é criar títulos que forneçam um certo “tráfego” ao seu blog. Por exemplo, títulos como: “Como pintar o cabelo sozinha” são ‘tiro e queda’ na hora que a pessoa procura isso no Google e acaba batendo no seu blog.
Títulos simples, por exemplo: “Montando uma mesa” são os mais “bem vistos” pelos leitores e sites de busca do que “vamos montar uma mesa com alguns materiais de construção”. Tente ser o mais simples e ao mesmo tempo crie um título direto e que chame atenção. Mas, cuidado, não seja sensacionalista! Não crie títulos fakes. O leitor vai abrir seu post e vai ver que o escrito ali não é o que o título sugeriu e provavelmente você vai se queimar.

11: Faça conteúdo de qualidade.

Escreva bem, de uma maneira coesa e coerente, sem erros de Português e que prenda o leitor na hora da leitura. Escreva um texto que VOCÊ gostaria de ler. Escreva com qualidade, pesquise sobre o assunto o qual você está escrevendo, passe conhecimento, certifique-se da veracidade do que você está falando. Enfim, não escreva “qualquer porcaria”, dedique-se e trabalhe para seu blog ter boa qualidade.

12: Crie imagens de qualidade em cada post.

Ao falar sobre algum assunto e você precisar ilustrar, escolha sempre as melhores imagens. Se você for fotografar algum produto, certifique-se de tirar imagens nítidas, visualmente bonitas e que foquem o que você esta querendo mostrar.

13: Mantenha atualizado.

Sabe aquele Blog que você curte? Você gosta de entrar nele na Segunda, na Terça, na Quarta, na Quinta e etc e ele está la, paradão, sem atualizar há séculos? Não.
Inclusive, uma hora você desiste de visitá-lo por achar que está abandonado. Não tou dizendo que você precisa atualizar todos os dias, mas tenha uma frequência nas postagens que faça com que os leitores lembrem “hoje é dia de post no blog de fulano, vou passar la”. Assim você mantêm seus leitores sempre visitando você e ganha novos leitores.
No começo é bem difícil manter essas frequência, mas com o tempo você vai aprendendo a lidar com suas ideias e a postá-las sempre!
3-11

14: Comente em outros blogs.

É como fazer amizade no face. Se você for aquele usuário que so faz ficar olhando mas não curte e comenta nada de ninguém, ninguém vai lembrar que você existe! É sempre bom fazer amizade comentando em outros blogs e é uma forma de captar novos leitores, afinal, o dono daquele blog que você comentou vai visitar o seu e vai ler o que você anda escrevendo. Essa troca é muito importante pra blogs pequenos e iniciantes.

15: Use bem as  redes sociais.

Se você quer que seu blog capte o maior número de leitores possíveis, você precisa criar uma Fã Page no Facebook (é o mínimo), usar seu Twitter e criar um Instagram. Hoje em dia o poder dessas redes sociais é Inegável e precisam ser utilizados em favor do seu blog.
Pesquise os melhores horários para divulgar nas redes sociais e a melhor maneira de divulgar seu blog e postagens para ter um grande alcance! (Acho que esse assunto fica para uma próxima postagem também!)
vida

16: Crie um vínculo com o leitor.

Seu leitor é que faz o seu blog. Logo, responda sempre comentários, perguntas, emails e etc. Seja atencioso e cordial até mesmo na hora de responder uma crítica destrutiva (afinal, se você responder bem sem perder a razão, certeza que você ganhará o respeito da pessoa que o criticou.)
Se um leitor reconhecer você na rua, seja simpático, fale com ele e seja uma pessoa agradável!
Demi-Fazendo-Coração

17: Tenha um backup sempre.

Acho que esse item nem precisa de explicação, né? Tenha um backup para não correr o risco de perder seu banco de ideias, imagens, calendário de postagens e etc.

18: Crie um mídia kit.

Como expliquei  no vídeo, o mídia kit nada mais é do que o “curriculum” do seu Blog. Nele você vai explicar quem é você, do que se trata o seu blog, qual o seu público, qual são suas estatísticas, quais seus valores (por postagem, por banner, por propaganda e etc), quais seus contatos e toda e qualquer informação relevante sobre o seu blog. Se você quiser Profissionalizar seu blog, esse é um dos primeiro passos para deixar ele com aspecto de “é coisa séria”, haha.

19: Faça contato e parceria.

Primeiro veja quais suas marcas, empresas e parceiros “alvos” e que tenham a ver com seu blog e seu conteúdo. Depois que você especificar isso, corra atrás de parcerias e contatos. Envie seu mídia kit para as empresas de seu interesse e busque conversar com pessoas da área. Como falei no vídeo, não fique pedindo coisas para lojas, não fique fazendo esse papel, você acaba se queimando. Se você deseja ser parceiro de alguma marca, entre em contato formalmente por email ou pelo site de contato, assim, a loja ou marca dará muito mais atenção e crédito para você, pois verá que se trata de um Profissional e não uma pessoa querendo receber brindes de graça.
Além disso, é bom fazer parceria e contatos com outros bloggers.

20: Divulgue o seu blog.

Esse tópico também é auto explicativo, né? Divulgue seu Blog! Se você quiser que seu blog fiquei conhecido de alguma forma que não seja pelo puro acaso dos sites de pesquisa, então divulgue-o. Pra isso servem as redes sociais.

21: Monitore seu analytics.
Instale o Google Analytics. (crie uma conta) e monitore seu crescimento, seu público e tráfego completo.

grafico-crescimento

22: Monetize seu blog.
Instalando o Google AdSense e Recebendo o pagamento do Google AdSense.
Se você não sabe o que é o Google AdSense, clique AQUI para ler uma verdadeira aula sobre o assunto.

tumblr_lsamigYs2u1qggnsg

23: Faça pesquisa de público.
Na medida que seu blog vai crescendo e tomando força, você vai notar qual é o seu público realmente. Faça uma pesquisa (através de enquetes, perguntas e etc) para saber qual o seu público e o que eles mais gostam ou o que eles gostariam de ver no seu blog. Assim você solidifica ainda mais esse público e abre portas para novas pessoas chegarem até seu blog. Nunca esqueça: Seu público é que MANDA. Ele que vai fazer seu blog crescer e lucrar. Nunca os menospreze.

Espero que vocês tenham gostado do Post. Caso tenham alguma dúvida sobre esse tema, ficarei feliz em ajudar! Deixem nos comentários as perguntas!

XOXO

dsdascdzsdsadasd
PAMYSTORECD copy copy copy
Channel Art Template (Firewssdsdasasorks) copy copy copy copy

Share This:

3 thoughts on “Como criar um Blog + Como ganhar Dinheiro com Blog + Vídeo

  1. ADOREI! Tudo q eu precisava saber pra fazer um blog
    admiro muito o seu sempre acompanho
    todo sucesso do mundo
    e obgda pelas dicas

Deixe um Comentário