Pin It

Como usar o Google Maps para descobrir e aproveitar o Recife

Como usar o Google Maps para descobrir e aproveitar o Recife. O Google Maps proporciona diversas ferramentas para descobrir novos lugares.

Como usar o Google Maps para descobrir e aproveitar o Recife

 

Como usar o Google Maps para descobrir e aproveitar o Recife

André Kowaltowski, gerente de produto para o Google Maps, em Coletiva de Imprensa no Recife (27)

O aplicativo se transformou em mais que uma plataforma de geolocalização ao ajudar as pessoas a explorar o mundo ao seu redor com sugestões personalizadas

O Google Maps apresentou hoje (27) os recursos mais recentes disponíveis na plataforma para ajudar o usuário a explorar e descobrir lugares, eventos e serviços ao seu redor. Para isso, a empresa escolheu a cidade do Recife para anunciar novidades, como o recurso de trânsito em tempo real, que estará disponível em algumas semanas, e mostrar a evolução do aplicativo desde sua criação em 2005.

 

Com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, o Maps passou de uma ferramenta de geolocalização para um aplicativo que também ajuda as pessoas a explorar o mundo ao seu redor e encontrar programas e atividades com sugestões personalizadas. É possível, por exemplo, usar a plataforma para marcar um horário no salão de beleza, reservar um hotel, fazer planos em grupo, checar se um local está muito movimentado, conhecer os pratos mais populares de um restaurante, entre outras recursos.

 

“Os usuários estão buscando mais do que rotas para fugir do trânsito. Eles estão usando a plataforma para descobrir o melhor programa ou restaurante perto deles, tirar seus planos do papel e fazer acontecer. Recentemente, lançamos a aba “Para Você” e apresentamos novas maneiras de ajudar as pessoas a encontrar eventos e lugares para comer onde quer que estejam”, conta André Kowaltowski, gerente de produto para o Google Maps. Ele também destaca o recurso “Combina” que utiliza aprendizado de máquina para mostrar ao usuário o quanto um restaurante combina com o perfil dele.

 

O Maps permite ainda que as pessoas compartilhem sua lista de lugares favoritos com amigos e outros usuários. A partir dessas listas de lugares salvos, sabemos que o Recife tem um grande interesse em pizza, mais até do que frutos do mar que vem logo em seguida. Depois, temos comida a quilo, restaurantes japoneses e hambúrguer.

 

Ou ainda que os locais que despertam maior interesse das pessoas que usam o recurso na região são a Praça do Marco Zero, o Instituto Ricardo Brennand, o Cais do Sertão e a Arena de Pernambuco.

Local Guides

O Google Maps reúne classificações e avaliações de mais de 150 milhões de locais e estabelecimentos em todo o mundo. Informações sobre um novo local ou comentários sobre estabelecimentos podem ser inseridas por qualquer usuário do aplicativo. Muitos deles participam do Local Guides, programa global que reúne mais de 95 milhões de pessoas no mundo todo para escrever comentários e avaliações, compartilhar fotos, responder perguntas, adicionar ou editar locais e reportar incidentes.

 

Para ajudar a manter a plataforma atualizada, os Local Guides fazem mais de 20 milhões de contribuições todos os dias. Essa comunidade vem crescendo no Brasil – só no Recife, o número de integrantes triplicou nos últimos dois anos.
Como usar o Google Maps para descobrir e aproveitar o Recife

O que o Maps pode fazer por você (e provavelmente você não sabia)

Com mais de 220 países e territórios mapeados e centenas de milhões de empresas e lugares no mapa, o aplicativo Google Maps faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros.

Apesar de ser referência quando o assunto é geolocalização, muitas pessoas desconhecem as diversas funções que o aplicativo oferece além de auxiliar nas melhores rotas. Confira 10 dicas para usar o app e veja outras formas de explorar sua cidade.

Planejar em grupo

Dentro do próprio Google Maps, é possível criar uma lista de lugares pra ir e compartilhar com os seus amigos. Rapidamente é possível decidir onde todos irão se encontrar.

Para Você

No Google Maps também dá pra acompanhar as novidades da região na aba chamada “Pra Você”. Lá você encontra sugestões de restaurantes, é possível seguir lugares que você gosta de frequentar para saber as novidades, quando eles fazem alguma nova postagem. Você também fica sabendo de lugares recém-inaugurados no seu bairro ou outros bairros que escolher seguir.

Combina

A função Combina ajuda o usuário a encontrar os lugares que ele vai gostar. Você pode selecionar alguns tipos de culinária que mais gosta e o Maps também vai “aprendendo” seu gosto de acordo com as suas avaliações e com os lugares que você seleciona como favoritos

Segurança em primeiro lugar

Muitas vezes você está atrasado para um evento ou quer garantir que está tudo bem em seu percurso, então, nada melhor do que compartilhar sua localização em tempo real. Toque no ícone que mostra onde você está. Desta vez, toque em “Compartilhar seu local”. Escolha por quanto tempo a localização estará ativa e escolha para quem e como vai enviar. As pessoas saberão onde você está, quanto tempo falta para você chegar, e, acima de tudo, sabe que você está a salvo de qualquer ameaça.

Quer conhecer um novo local ou bateu aquela fome? Use o Maps!

Na barra de buscas, digite frases como “restaurantes perto de mim”, por exemplo, conforme a sua necessidade. O aplicativo sugere estabelecimentos baseado em sua localização. É só clicar no endereço do restaurante, bar ou lanchonete e seguir até lá. Encontrou seu lugar favorito? Você pode salvar o estabelecimento em uma lista de favoritos. Abra o Google Maps e,  na tela inicial, preencha o campo de busca. Toque em “Mais informações”, na parte inferior da tela, e arraste o dedo para cima. Na tela seguinte, toque em “Salvar”. Depois, toque em “Favoritos”. Pronto! Seu local foi salvo! O Google Maps também destaca os pratos mais populares de um restaurante. O recurso de “pratos populares” funciona por meio de um algoritmo de aprendizado de máquina que combina os nomes dos pratos, fornecidos pelos usuários do Google Maps, e também com fotos e resenhas relevantes. Isso cria uma combinação das refeições mais comentadas de um restaurante na ferramenta.

Sem filas e dor de cabeça

Abra o app do Google Maps e pesquise ou localize no mapa o estabelecimento em que você quer saber o movimento em tempo real. Feito isso, toque sobre o nome do local, na parte inferior da tela. As informações sobre o lugar escolhido serão carregadas. Deslize a tela para cima e observe a seção “Horários de pico”. O aplicativo informará a condição atual do estabelecimento. Entretanto, vale ressaltar que o recurso não está disponível para todos os estabelecimentos.

Tradução no Google Maps

O Google Maps agora torna suas viagens mais fáceis do que nunca. O Google adicionou um novo recurso de tradução que permite que seu app indique o endereço de um local usando o sistema de voz do telefone. Basta tocar no botão do novo alto-falante ao lado do nome ou endereço do local e o Google Maps o dirá, tornando sua próxima viagem muito mais simples. E quando você quiser ter uma conversa mais profunda, o Google Maps vai se conectar rapidamente ao aplicativo Google Tradutor. Essa tecnologia de conversão de texto em fala detecta automaticamente o idioma para o qual seu telefone está configurado para determinar em quais lugares você pode precisar de ajuda para traduzir. Por exemplo, se seu telefone estiver definido como inglês e você estiver procurando um local de interesse em Tóquio, verá o novo ícone do alto-falante ao lado do nome e endereço do local, para que você possa obter uma tradução em tempo real.

Combinações

Além de informações em tempo real sobre transporte público e individual, uma nova função do Maps permite que o usuário combine meios de transporte conforme sua preferência e visualize o custo e tempo total do percurso. É possível ver ainda a incidência de trânsito na rota e o tipo de viagem disponível (compartilhada ou econômica). Assim, para chegar ao destino desejado, o usuário poderá combinar os tipos de transporte: serviço de carro por aplicativo, como Uber, Cabify, 99, etc, até uma estação de ônibus, trem ou metrô, por exemplo. Essa funcionalidade está sendo implementada em smartphones Android e iOS em 30 países. O recurso de bicicletas e patinete ainda não tem previsão para ser lançado no Brasil.

Live View

Andar até o seu ponto de ônibus ou uma estação de metrô em uma região que você não conhece pode ser uma tarefa difícil, como saber para que lado caminhar. O recurso Live View permite usar realidade aumentada (RA) para enxergar com clareza o percurso certo. Com ele, as setas de direção e as instruções são colocadas diretamente sobre o mundo real, orientando o usuário. O Live View está sendo implementado na versão beta em aparelhos Android e iOS habilitados para ARCore e ARKit.

Viajar com segurança

A ferramenta Stay Safer permite que o usuário seja avisado caso o veículo saia da rota e pode ser útil, principalmente, para passageiros que viajam de táxi e outros meios individuais, como aplicativos de carona. Depois de pesquisar o destino e obter as rotas prováveis, o passageiro pode habilitar a experiência selecionando as opções “Fique mais seguro” e “Obter alertas de rota”. Caso o motorista desvie mais de 0,5 km da rota sugerida pelo Google Maps, o telefone tocará com uma notificação em destaque para mostrar a localização do veículo, comparado à rota original.


XOXO

pamela auto blogueira recife moda blog de moda blog moda recife, blog cinema recife, blog entretenimento recife, pamela auto, cabelo azul, blogueira de recife, moda recife, melhor blogueira recife

Share This:

Pamela Autoo

Pamela Auto, Formada em Administração, 24 anos e Blogueira de Recife - PE. Acredito na liberdade de expressão e que podemos ser quem quisermos. Então sejamos nós mesmos, sem medo de ser estranho/weird! http://letmebeweird.com/

Você pode gostar...

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: