Tattoo Inspiration: Tatuagens de Pontilhismo e Linhas
Hello Weirds! O post de hoje é sobre tatuagens de pontilhismo e linhas! Mas antes, sigam nossa fã page. Sigam nossos Instagrans @PamelaAuto / @bloglmbw e inscrevam-se no Canal do Youtube para não perderem as news!
O estilo de tatuagem pontilhismo e linhas, também chamado de dotwork, é uma técnica composta por pontos. O surgimento dessa técnica está associado a um estilo pós-impressionista, chamado propriamente de Pontilhismo ou Divisionismo. Quadros impressionistas do estilo pontilhista eram feitos usando pinceladas rápidas e com movimentos precisos, e isso influenciou o uso dessa mesma arte na tatuagem.
Confiram:
Tatuagens de Pontilhismo e Linhas:


Posteriormente, a técnica do pontilhismo começou a ser usada para efeitos de sombra em desenhos realistas. Quanto maior a quantidade de pontos e mais juntos, maior seria o efeito de profundidade. Isso permitia que as variações de sombra fossem atingidas com maior precisão.
A maior parte dos desenhos escolhidos para a técnica do pontilhismo é os orientais ou geométricos, como mandalas e as artes sagradas hindus, budistas, tailandesas.
Ninguém sabe ao certo quando esse estilo entrou no mundo da tatuagem, mas existe uma grande possibilidade de ter se originado nas práticas antigas da tatuagem tailandesa, chamada de Yantra, em que os desenhos eram feitos com uma espécie de haste com uma agulha, parecendo-se com uma caneta. Muitos tatuadores atuais ainda deixam de lado a máquina de tatuagem e se dedicam ao pontilhismo usando a mesma técnica artesanal oriental.
Se pararmos para pensar, pelo próprio funcionamento da máquina de tatuagem, uma tattoo também é feita com pontos, mas o batimento da agulha é tão rápido que não conseguimos enxergar o processo, só o efeito resultante no traço.
Esses desenhos não são fáceis de fazer, além de ser muito demorados e exigir, além de uma técnica impressionante, uma paciência sem fim, mas o resultado é incrível!
Acho esse estilo de tattoo simplesmente fenomenal!
E vocês, o que acham?
XOXO
Comentários